Sistema de Gerenciamento de Conteúdo (CMS)
O Sistema de Gerenciamento de Conteúdo (CMS) é um software que armazena todos os dados, como texto, fotos, música, documentos etc. e é disponibilizado no seu site. Ajuda na edição, publicação e modificação do conteúdo do site.
O WordPress foi lançado inicialmente em 27 de maio de 2003 por Matt Mullenweg e Mike Little, foi anunciado como código aberto em outubro de 2009.
Características
- Gerenciamento de usuários – Permite gerenciar as informações do usuário, como alterar a função dos usuários para (assinante, colaborador, autor, editor ou administrador), criar ou excluir o usuário, alterar a senha e as informações do usuário. O papel principal do gerente de usuários é Autenticação.
- Gerenciamento de mídia – É a ferramenta para gerenciar os arquivos e pastas de mídia, nos quais você pode facilmente carregar, organizar e gerenciar os arquivos de mídia no seu site.
- Sistema Temático – Permite modificar a visualização e a funcionalidade do site. Inclui imagens, aparencia, arquivos de modelo e páginas personalizadas.
- Estenda-se com plugins – Vários plugins estão disponíveis, fornecendo funções e recursos personalizados de acordo com a necessidade dos usuários.
- Otimização de mecanismos de pesquisa – Ele fornece várias ferramentas de otimização de mecanismos de pesquisa (SEO) que simplificam o SEO no local.
- Multilíngue – Permite traduzir todo o conteúdo para o idioma preferido pelo usuário.
- Importadores – Permite importar dados na forma de postagens. Importa arquivos personalizados, comentários, páginas de postagem e tags.
Vantagens
- É uma plataforma de código aberto e disponível gratuitamente.
- Os arquivos CSS podem ser modificados de acordo com o design conforme os usuários precisarem.
- Existem muitos plugins e modelos disponíveis gratuitamente. Os usuários podem personalizar os vários plugins conforme sua necessidade.
- É muito fácil editar o conteúdo, pois ele usa o editor WYSIWYG (O que você vê, é o que você obtém, é um editor visual que permite aos usuários manipular diretamente o layout do documento).
- Os arquivos de mídia podem ser carregados com facilidade e rapidez.
- Oferece várias ferramentas de SEO que simplificam o SEO no local.
- A personalização é fácil de acordo com as necessidades do usuário.
- Permite criar diferentes funções para usuários de sites como administrador, autor, editor e colaborador.
Desvantagens
- O uso de vários plugins pode tornar o site pesado para carregar e executar.
- O conhecimento do PHP é necessário para fazer modificações ou alterações avançadas no site WordPress(por exeplo, criação de novas funcionalidades que plugins não tenha trago ainda ou temas com a personalização própria e especifica).
- Às vezes, o software precisa ser atualizado para manter o WordPress atualizado com os navegadores e dispositivos móveis atuais. A atualização da versão do WordPress, pode levar à perda de dados, portanto, é necessária uma cópia de backup do site,(isso é uma coisa muito difícil de acontecer, mas sempre bom se previnir).
Font: tutorialspoint